quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sobre o bate papo

O uso da ferramenta chat nas aulas do ensino a distância tem sido algo que suscita diferentes opiniões. Alguns o consideram um instrumento de difícil uso, por diferentes motivos que vão desde a acessibilidade à internet até o desconhecimento dos alunos do verdadeiro objetivo de um chat, em muitos casos, ainda há nos alunos certo distanciamento das inovações comunicativas fornecidas pelas novas tecnologias. Em contrapartida, há os que defendem e consideram essa ferramenta fundamental para um curso a distância, pois acreditam que o chat aproxima o tutor do aluno e incentiva a interação, para estes, os problemas citados anteriormente são de fácil solução. Infelizmente, em minha prática como tutora, não tive grandes avanços com o uso dessa ferramenta, compartilhei, inclusive, dos diferentes problemas citados acima, não percebi, em meus alunos, um aprendizado promovido pelo chat, inclusive, os questionamentos feitos no chat só foram concluídos via mensagem, o que prova que os alunos tinham conhecimento, leitura e até mesmo criticidade, mas não conseguiram demonstrar isso no chat devido a rapidez de informações e as constantes mudanças de tópicos e quedas de conexão.

Outro ponto a ser discutido sobre chat é a atribuição de notas. Acredito que não devemos dar nota pela participação no chat, pois vejo essa ferramenta como um espaço de troca de opiniões, conhecimento, tendo como fim melhorar a compreensão do aluno sobre os temas das aulas. Sei que nem sempre as interações ocorrem como havíamos previsto, mas se ficarmos dando nota para todas as interações feitas pelos alunos, penso que também não teremos o efeito desejado.

Para realizarmos um chat temos que combinar com os alunos o melhor dia e horário, formar turmas pequenas e direcionar "precisamente" os questionamentos.

Por fim, o fato de o chat não ser adotado por algumas disciplinas, acredito que se deve ao fato de alguns coordenadores o considerarem uma ferramenta de "difícil" articulação, pois, ao pesar os prós e os contras, eles percebem que as dificuldades como queda de conexão, impossibilidade de acesso em horário diferente das aulas pelos alunos e falta de produtividade tornam o chat algo, considerado por alguns, desnecessário.

Abraço a todos,

Suele Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.