segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Refletindo sobre o Chat

Realizar uma reflexão sobre a ferramenta Chat é algo bem interessante, tendo em vista que são as opiniões a seu respeito se apresentam divergentes na modalidade a distância. Considero que essa diferença se dá:

- De um lado pelos tutores, nós que acreditamos nas possibilidade de comunicação síncrona que pode ocorrer de forma positiva entre alunos e professores, assim como alunos e alunos.
- De outro lado pelos alunos que desde o início do Curso semi-presencial, na disciplina de Introdução a Eduacação a Distância já apresentam um certo receio de sua usabilidade, e considero que isso pode ocorrer já pelos rumores de alunos de semestres passados que já viram a ferramenta e criaram uma certa aversão.

E por que os alunos apresentam tanta rejeição ao chat? Na verdade, pela vivência de sessões já tidas nas tutorias que atuei, percebo que o fato de os alunos, muitas vezes, não conseguirem acompanhar a discussão proposta, pela dinamicidade e rapidez com que muitas vezes o diálogo flui é algo que os incomoda bastante, dái a importância de nós tutores delimitarmos uma número X de alunos para participarem das sessões. Outro aspecto bem negativo é a quantidade de vezes que o aluno automaticamente se desconecta, o que o prejudica na contunidade do que estava sendo conversado, bem como o irita pela retomada que as vezes é frustada.

Como tutora, percebo sim a importância e significação que a referida ferramenta possui para a modalidade EAD, visto que muitas vezes é o "contato" síncrono que temos com os alunos, além dos encontros presenciais. Logo, acredito que se o chat for aperfeiçoado em nossa plataforma, possibilitando a estabilidade de permanência do aluno durante toda a sessão, bem como se for conduzido de forma a atrair os alunos para esclarecimento de dúvidas das atividades, creio que ele possa ser visto pelos alunos de uma maneira mais positiva.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.