sábado, 17 de dezembro de 2011

Chat: um caso de amor?

Refletir sobre a ferramenta do chat é bastante interessante. Durante o encontro presencial ouvimos os depoimentos de alguns tutores exepressando a antipatia de seus alunos ao chat e à obrigação de participar deste. Em minha opinião, o chat é, depois do encontro presencial, o momento em que tutor e alunos estão mais próximos. Lançam dúvidas, comentam, respondem... tudo ocorrendo naquele momento, similar ao que há nas aulas presenciais. Muitas vezes, durante as mensagens, os alunos escrevem de um jeito que o tutor não o entende plenamente e fica difícil haver um ajuste no comentários ou esclarecimento. E no chat isso já é solucionado, pois o alunos pergunta, esclarece o que perguntou, se não recebe a resposta que espera, fala ao tutor. Esse benefício só conseguimos no chat.

Por outro lado, gosto de observar a visão dos alunos e eles temem o chat. Muitos acham que estão sendo avaliados, têm medo de escrever errado e serem corrigidos por colegas ou pelo tutor, mas na frentes destes...fica complicado tirar esse peso do chat. Outro problema que notei é que, como muitos alunos nos distritos das cidades, a internet não é das melhores e isso implica que às vezes ela não funciona. Eu mesma passei por isso: estava numa aula presencial em Meruoca e tinha marcado o chat para a tarde, com o pessoal de Itapipoca, na qual ministrava um utra disciplina. E a internet, simplesmente, não funcionou...Fiquei incomunicável. Tentei lan house, tentei usar o notebook da recepção do hotel, fui ao polo e nada funcionou.

Os alunos também passam por isso. Principalmente se marcamos os chat para o final de semana ou para os horários noturnos. A internet não é 100% e pode falhar. O tutor alé de entender esses contratempos, não pode prejudicar o alunos por um problema que não é dele...

Vou sugerir algo que costumo fazer quando estou ministrando disciplina: torno o chat opcional. Digo aos alunos que não há obrigação quanto ao chat, mas explico os benefícios. E o resultado é um novo olhar: salas cheias e interação. Mas isso so pode ser feito com a concordância do conteudista!

Boa sorte para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.