Um tema que sempre gera discussões é o que se refere a avaliação, e digo nas diferentes formas, como citado em nossa aula e também no decorrer de nossa formação como professores e tutores. Na imagem colocada em nossa aula podemos observar um professor munido de uma ferramenta com a qual supostamente tenha aberto a cabeça do suposto aluno no intuito de saber o que de fato tem lá dentro. Essa imagem reflete uma atitude repetida várias vezes por vários professores no tocante à avaliação, pois esta é considerada uma ferramenta para "medir" o quanto o aluno sabe sobre determinado tema. Tão interessante esta imagem, pois mostra também a grande curiosidade do professor ao olhar para o cérebro do aluno, no entanto, ele vê apenas um órgão. Parece engraçado, mas lembrei de uma fábula... Da galinha dos ovos de ouro, na qual (acho que todos sabem) uma galinha botava todos os dias um ovo de ouro, mas seu dono, ganancioso preferiu matar a galinha para abrir seu corpo e pegar todo o ouro de uma vez, porém, o que ele viu foi uma galinha igualzinha às outras... E o que isso tem a ver com avaliação? Muitas vezes queremos saber o total ou saber de maneira geral o que o aluno sabe, o que nem sempre traz bons resultados e isso não significa que o aluno não aprendeu, quem sabe se o professor avaliar o aluno gradativamente ou ao longo do curso com "pequenas" ou pontuais avaliações não tenha ou faça com que o aluno tenha um melhor aprendizado? Comparando com a fábula: é melhor um ovo de ouro todos os dias do que querer tudo de uma vez e não conseguir nada!
Um abraço,
Suele Alves
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Suele, gostei da questão da fábula. Também acredito que a avaliação torna-se uma ferramenta mais efetiva quando aplicada ao longo do processo, levando em conta a participação contínua do aluno e não apenas o resultado de uma nota.
ResponderExcluir