Os processos utilizados para avaliar o
desempenho dos alunos são constituídos de aspectos quantitativos e qualitativos.
A avaliação no EAD tem pontos muito
fortes baseados na autonomia, pesquisa e autoria, competências importantes na
formação de um indivíduo crítico e consciente. Porém, como o contato pessoal
com os alunos é muito menor ou nulo no Ensino à Distância, é muito difícil, por
exemplo, o professor identificar individualmente os seus alunos ou observar
essas mudanças comportamentais, critérios importantes para uma avaliação qualitativa.
Um outro ponto forte da EAD é a relação
professor-aluno ser, claramente, menos hierarquizada devido ao fato desta
interação ser feita via mensagens eletrônicas, fórum ou Chat, onde os símbolos socioculturais
subjetivos não são tão claros para demarcar a diferença entre professor e
alunos como existe em uma sala de aula tradicional. Isso inibe o
constrangimento do aluno em expressar opiniões diante do professor. Todavia,
podemos notar que o distanciamento geográfico impele também um distanciamento afetivo
e uma falta de comunicação mais ampla. Essas são variáveis muito importantes no
processo de ensino-aprendizagem visando a mudança comportamental própria do
processo educativo.
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