quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Os cinco pilares da dialogicidade em Paulo Freire

1º Pilar: O amor aqui pode ser concretizado na questão da dedicação e do comprometimento do tutor com a causa de educar, compreendendo o aluno e seu contexto, através do diálogo constante, do auxílio necessário e da troca mútua de informações. 

2º Pilar: Imbricada a este ato de amor está a humildade, que é saber quando precisamos admitir algum erro durante o processo de ensino, ou quando precisamos nos colocar no lugar do outro, em determinadas situações, para que não haja a quebra do elo entre tutor e aluno e para que este não se desestimule ou até desista frente às dificuldades.

3º Pilar: A fé é importante, pois muitas vezes encontramos alunos com várias dificuldades, seja na parte teórica do conteúdo, ou mesmo no que diz respeito às habilidades com as ferramentas de estudo. Acreditar que este aluno tem potencial para vencer estas dificuldades é muito importante, pois muito de seus passos dependerá do estímulo e do retorno que o tutor dará. Por mais que um aluno, seja já idoso e queira apenas concluir um curso de graduação, como há vários casos, temos que estimulá-lo e acreditar que se ele está ali é porque ainda tem força de vontade e objetiva ampliar seus conhecimentos.

4º Pilar: É importante que o tutor acredite e tenha esperança que o processo de ensino-aprendizagem venha a propiciar a propagação de um ensino de qualidade, e que passe para seus graduandos esta esperança, de que eles estão ali em busca de uma educação melhor para si e para seus futuros alunos.

5º Pilar: Por fim, as aulas de tutoria, sejam elas presenciais ou virtuais devem desenvolver nos alunos um pensar crítico, em que este se coloca como construtor de seu conhecimento. Acredito que a autonomia dada pela modalidade EaD de ensino, bem como ferramentas como o fórum, provocam uma reflexão em relação ao conteúdo, o que já auxilia na demonstração deste pensamento crítico, em que o aluno busca seu conhecimento e se posiciona a respeito daquilo que aprendeu. 

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.