Temos uma proposta de atividade para se falar de uma ferramenta que tem dito opiniões diversas, é a ferramenta “chat”.
Uma ferramenta, que sem dúvida, dinamiza ainda mais a troca de conhecimento entre aluno e professor, e que se bem utilizada tanto pode ser muito útil como muito prazerosa. É uma ponte em forma de recurso que o tutor pode dispor para com seu aluno.
Em minhas experiências iniciais com o chat percebi que as turmas, e isso é uma reclamação recorrente, tratam o chat como uma ferramenta pouco produtiva e nada prazerosa. Mas ao dialogar com os alunos sobre o assunto, ficou muito claro que uma ferramenta tão simples pode se tornar uma monstro indesejável, dependendo como o tutor a apresenta e interage através desse recurso com seu aluno .
Essa ferramenta só se torna produtiva realmente se for bem utilizada, e questionando alguns alunos do motivo de a acharem tão “chata”, eles me responderam que não conseguem se “entender” bem com esse recurso, o que pra mim ficou muito evidente: a falta de organização de alguns tutores ao utilizarem o chat.
Em seguida, lembrando de minha vivência anterior com algo chamado “MSN”, pensei que seria muito parecido falar sobre Literatura, no caso minha área de pesquisa acadêmica e trabalho, com meus alunos da mesma forma ou muito similar com a que falava com meus familiares por este programa on line. Por quê? Porque meus olhar para com o meu objeto de estudo é bem particular, pois não concebo a Literatura e seu estudo como uma fórmula pronta e estabelecida de “verdades”, mas sim de possibilidades, o que me leva a pensar que nossa suposta aula de Literatura seria vista mais como um diálogo, buscando mais reflexões acerca do que nos propusemos a estudar do que um ping pong de “sins” e “nãos” ou “corretos” e “não-corretos”.
Para tanto algumas coisas devem ser observadas, dentre elas, utilizar uma planilha com dias e horários flexíveis logo depois de dialogar com a turma sobre suas preferências de horários, sendo que cada sessão, eu, particularmente, trabalho com no máximo cinco alunos, creio ser um número acertado para se trabalhar bem cada aluno tanto de forma individual como coletiva.
Em minha planilha sempre adiciono também os fins de semana como opção, pois os alunos podem estar mais livres neles, o que tem dado certo. Disponibilizo horários noturnos e diurnos, sempre com um intervalo de 30 minutos entre uma sessão e outra porque é muito comum os alunos passarem do horário estabelecido com o intuito de esclarecer eventuais dúvidas do assunto atual em discussão ou estudado anteriormente, mas isso fica a critério de cada tutor, ressalto.
Depois de disponibilizada antecipadamente a planilha e os alunos tendo seus dias e horários escolhidos, disponibilizo também antecipadamente alguns questionamentos sobre o assunto que será abordado, questionamentos esses que tanto servem para direcionar mais o aluno como para lhe fomentar reflexões a respeito do assunto abordado, e claro, isso é o que mais me interessa como tutora nesse momento.
Ao finalizar os chats, geralmente pergunto aos alunos o que eles acharam, se têm críticas a serem feitas com o intuito de contribuir para a melhor realização do chat, e até hoje nunca recebi uma opinião contrária ao chat depois de uma sessão organizada, pelo contrário, eles se surpreendem com a possibilidade de diálogo e da dinamicidade desse diálogo, percebem que tanto podem emitir opiniões como comentar sem atropelo as opiniões de seus colegas, tudo isso por conta de uma ação chamada organização.
É claro que não critico aqui nem desfaço da maneira com a qual os meus colegas se utilizam dessa ferramenta, não tenho essa pretensão, apenas disponibilizo nesse blog minha vivência com meus alunos, chat e a Literatura na esperança de tentar ajudar de alguma forma com essa troca de experiência.
Se gosto tanto dessa ferramenta e ela tem tido algum êxito entre meus alunos acredito que algo esteja bem, que o caminho tenha sido este, mas ressalto, o trabalho do tutor não é feito sozinho, ele precisa do aluno e esse de seu tutor, e ambos do sistema, e claro, temos as dificuldades com o sistema, muitas vezes o aluno tem uma péssima conexão em seu polo, não conseguindo um bom acesso e uma boa produtividade com o chat, assim a avaliação do aluno fica dependente de outro dia a ser marcado para o chat, por isso, desde sempre peço a possibilidade de um chat livre, assim não ficamos tão presos” às datas de abertura e fechamento do mesmo, e ainda podemos utilizá-lo depois para diálogo acerca do conteúdo e para a própria interação com os demais colegas a respeito da disciplina.
O fato é que se tenho tido algum êxito com essa ferramenta é porque pensamos nela juntos, tutor e alunos, na melhor forma de utilizá-la, fazemos testes, nos baseamos em outras experiências com bons resultados, mas acima de tudo, porque trabalhamos em parceria com o aluno, ouvi-los ainda é a melhor forma de compreendê-los e compreender como é estar do outro lado, assim, torna-se mais claro a necessidade que vem de lá, e assim podemos tentar evitar os déficits futuros de aprendizagem.
Bem, é isso.
Um grande abraço a todos,
Marcia de Mesquita.
Ficou muito engraçada a montagem (rs)!
ResponderExcluirrsrsrs, eu tbm achei legal, Fúlvio!!!
ResponderExcluirXero em vcs!