"Mulheres e homens, seres histórico-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser. Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela" (FREIRE: 2002, p. 16).
Avaliar é uma tarefa que nos exige comprometimento, logo o caráter ético assume significativa relevância. Neste processo, tanto docente quanto discente estão em movimento, ambos trazem uma história, ambos devem se conscientizar de que deve haver honestidade tanto da parte de quem ensina quanto de quem está buscando aprender. Nesta via de mão dupla muitos conflitos surgem quase que inevitavelmente, pois avaliar ou estar sendo avaliado é expor um juizo de valor, envolve, pois, fatores delicados, como a vaidade humana.
Em EaD, um fator muito lamentado por muitos discentes é a dependência do docente. Muitos admitem que não pensavam que o curso era tão corrido, seria um curso para quem "não tem tempo para estudar. Dentre tantos entraves, considero os mais graves os que insidem sobre fundamentos imprescindíveis: leitura e escrita. Infelizmente, ainda encontramos escritas que estão longe de serem aceitáveis. Seria, pois, uma falha no processo seletivo? Seria injusto avaliar na mesma medida todos os alunos, tratar de forma igual realidades desiguais?
Por outro lado, é prazeroso, nos cursos em EaD, lidar com um público predominantemente de professores ou trabalhadores da educação em seus respectivos municípios. São realidades bem distantes, com dificuldades e desafios que se assemelham aos nossos. Já tive discentes com experiência significativa, com um profundo olhar para a educação, com um conhecimento rico acerca da cultura de seu povo, com os quais aprendi bastante. Fatores como esse devem ser explorados, devem ser levados em conta sim no processo avalativo, sem protecionismo.
Avaliar é muito mais do que estabelecer uma nota. Cada atitude que tomamos compromete, revelam muito sobre a nossa prática profissional e até mesmo revelamos o que somos. Estamos envolvidos num processo que nos exige muita responsabilidade, haja vista que levamos longo tempo para construir um caminho consistente, profissionalmente respitável, no entanto há detalhes importantes que podem comprometer todo um caminho.
sábado, 17 de dezembro de 2011
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