segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O chat não é chato: sobre a ferramenta e suas funções

Olá, gente!

Como pudemos observar pelas interações de nossa turma, as opiniões iniciais sobre a ferramenta chat ainda são divergentes. Há aqueles que acham que ela não é tão funcional, porque os alunos somente participam para que constem suas presenças nas listas de frequência, assim há como alguns de nós que não acham o chat válido como uma avaliação produtiva. Apesar de essas impressões serem diferentes, ao meu ver elas convergem para um certo consenso quando aprofundamos as reflexões acerca das possibilidades de trabalhar com o bate-papo.

Notamos ainda, que além de temores por parte dos alunos iniciantes, achando que o chat será uma espécie de arguição síncrona, temos tutores pensando que o chat é um momento destinado exclusivamente para tirar as dúvidas das turmas. Com todos esses desencontros de informações, deduzimos que a ferramenta pode ser utilizada de diversas formas e que com um bom planejamento podemos torná-la um momento de inúmeras contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.

Podemos usar o chat para avaliar, para observar aqueles alunos que não produzem textos individualmente, tentando copiar dos colegas, para tirar dúvidas dos alunos etc. Porém, acredito que o principal benefício oriundo do chat é a proximidade que ele pode trazer entre os envolvidos nele. Como uma atividade síncrona, ela se reveste de certo calor humano que outras ferramentas não possuem, como o fórum ou a mensagem privada, por exemplo.

O chat, quando bem utilizado, pode tornar-se uma peça importante para que alcancemos os objetivos delimitados pelo conteúdo da disciplina. Para isso, é importante que o tutor tenha em mente um planejamento claro para a condução do mesmo, observando os pontos a serem abordados, o que ele precisa saber de seu aluno, o nível de dialogicidade entre os integrantes etc. Mas apesar de a maneira de condução deste recurso geralmente já vir pré-estabelecida no início das disciplinas, o tutor pode inserir sua individualidade na realização do diálogo síncrono, otimizando a interação ao delimitar um número ideal de alunos on-line, esclarecendo as regras de conduta no chat previamente por e-mail, tendo uma boa conectividade de internet, orientando aqueles alunos que não têm prática em usar a ferrament etc.

Abraços a tod@s!

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