quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O trabalho do tutor à distância e a importância da ferramenta chat

Muito já foi discutido neste curso a cerca de como promover um bom chat que atenda às necessidades de aprendizagem dos alunos. Acredito ser o chat uma ferramenta muito importante, por ser síncrona, e por dar mais "realidade" à relação comunicativa entre tutor e aluno. 
A organização de um chat com cuidados, no que diz respeito ao planejamento da discussão, leitura prévia do que será discutido, direcionamento dos diálogos rumo ao crescimento do assunto etc., com certeza renderá frutos muito mais produtivos para que a aprendizagem ocorra através de uma troca de reflexões e para que sejam sanadas algumas dúvidas.
Isso não tinha me ocorrido antes, mas infelizmente, não tive boa experiência com o último chat em uma das disciplinas que estou dando. Dividi a turma em três equipes, por mensagem fiz uma reflexão anterior a respeito do que íamos discutir e tentei ao máximo direcionar para o objetivo da aula os diálogos que iam surgindo. O problema é para que o conteúdo fosse abordado, os alunos teriam que ter assistindo a um vídeo da aula. No momento do início do chat da primeira equipe, nenhum aluno, que estava online, tinha assistido. Ainda esperei que alguns assistissem para que pudéssemos discutir, porém apenas três conseguiram. Por fim, fiz o chat com estes três alunos e remarquei um novo momento para os demais. Ou seja, não há planejamento de tutor que resulte numa atividade produtiva quando os alunos não fazem sua parte.
Acredito também que uma das dificuldades de se trabalhar com o chat é a questão de se prender a um horário específico, visto que na modalidade EaD os alunos vão realizando autonomamente suas atividades no momento em que lhes for mais conveniente. Talvez por isto, dentre as atividades, é nesta que observo uma maior quantidade de faltas.  
Para que esta ferramenta seja melhor vista e melhor utilizada é necessário que haja um trabalho de diálogo intenso com os alunos a respeito da importância da mesma; e que se quebre a visão de que o chat é somente para tratar de um assunto específico da aula. O chat deve ser visto como um canal de bate-papo entre tutor/aluno ou aluno/aluno sobre assuntos diferentes que possam surgir durante toda a disciplina, mais ou menos o que ocorre com os chats livres.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.