segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Olá, pessoal.

Conforme nos foi pedido, vou tecer alguns comentários sobre a figura do tópico 1 da aula 4:
Consigo interpretar essa figura como uma ideia muito ultrapassada, a qual defendia que o conhecimento era obra apenas do professor, quer dizer, o professor tinha total domínio sobre o conhecimento do aluno.
Tanto é que o aluno está estático, esperando que o professor (o único que tem a ferramenta em mãos) ajuste, conserte seu cérebro, no sentido de que é de total responsabilidade do professor essa ação.
Assim sendo, o aluno não tem que se preocupar com nada, a não ser esperar pela atitude do professor, já que é este o único que tem a responsabilidade de passar o conhecimento.
Sabemos que, hoje em dia, as teorias pedagógicas não veem mais esa relação professor-conteúdo-aluno dessa maneira: a relação do aluno com a construção do conehimento te o professor como mediador, mas não como o único responsável por isso, já que se fala em CONSTRUÇÃO, tem que se levar em conta COOPERAÇÃO de ambas as partes, ou seja, tanto professor, quanto aluno agem na construção do conhecimento. Da mesma forma, não é só o aluno que adquire conhecimento nessa situação, ambos estão no processo, portanto, ambos adquirem conhecimento.
Abs,
Ana Paula Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.