Paulo Freire foi um dos teóricos mais conhecidos da educação no Brasil e no mundo, em de suas obras, ressalta a importância do diálogo e de múltiplos saberes para as práticas educativas. O diálogo para Freire é um instrumento de libertação, sendo definido dentro de uma linha ideológica e política. A educação dialógica freiriana se opõe à concepção educacional bancária, de simples transferência de conhecimentos, e valoriza a participação autônoma dos estudantes na construção de seus percursos de aprendizagem. Para Paulo Freire, a educação possui cinco pressupostos que norteiam a comunicação educador-educando: “amor, humildade, fé nos homens, esperança e, um pensar crítico.”
De acordo com Freire (2006, p. 91): “Não há diálogo se não há um profundo AMOR ao mundo e aos homens”. O autor compreende o querer bem aos educandos como algo que dá sentido à prática educativa. É o AMOR que faz do educador um formador, mais do que um treinador ou transferidor de saberes.
O segundo fundamento da educação dialógica, representa a aceitação do outro, a capacidade de ouvir e um profundo respeito por suas idéias e pensamentos mútuos. Nesse tipo de interação, a auto-suficiência dá lugar à humildade, o que significa estar aberto às contribuições do outro.
De acordo com Freire (2006), o diálogo também envolve FÉ NOS HOMENS: “... fé no seu poder de fazer e de refazer. De criar e recriar. Fé na sua vocação de ser mais, que não é privilégio de alguns eleitos, mas direito dos homens” (p. 93).
Para o autor a esperança está na própria essência da imperfeição dos homens, levando-os a uma eterna busca. Uma busca que se instala na comunicação entre as pessoas. Na visão de Paulo Freire, o ser humano se encontra num estado de permanente construção, a qual não pode ser feita isoladamente, mas no diálogo entre os homens. Assim, o princípio da esperança ressalta da inquietação e da consciência de que todos podem contribuir no processo de construção de saberes. É, pois, a solidariedade construtiva do aprendizado coletivo.
Por último, Freire (2006) defende O PENSAR CRÍTICO como um requisito indispensável à educação dialógica. Os indivíduos envolvidos no diálogo devem exercitar uma reflexão sobre a realidade que os cerca em uma atitude de não conformidade. De acordo com Freire (2006), essa postura crítica consiste em uma atitude de perceber a realidade como processo dinâmico e não como um produto, algo acabado.
Todos estes pilares são fundamentais no ensino a distância, e o sucesso do aluno e do professor partem deles. Quando o professor tem consciência de que seu trabalho está baseado no diálogo Freiriano, e este utiliza o amor para compreender o aluno e sua realidade, a humildade para ouvir as ideias do aluno abertamente, acredita na capacidade dos homens, tem esperança no aprendizado coletivo e instiga o pensamento crítico; um fórum nunca será apenas um “copiar e colar”, as interações serão mais proveitosas, o aprendizado no chat será possível, enfim, em EaD, acredito que fundamentar o ensino nos pilares de Paulo Freire é aproveitar ao máximo as ferramentas do ambiente virtual de aprendizado.
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