
Minha relação com a ferramenta bate-papo não era das melhores. Na maioria das vezes em que utilizei esse recurso, percebi haver insatisfação tanto minha quanto dos alunos. Entretanto algumas vozes, poucas, mostravam-se a favor do chat. Sem dúvida, discutir esse tema normalmente nos leva à polêmica.
Antes deste curso, eu tinha quase certeza de que o bate-papo era um recurso ineficaz. Alguns fatores me levavam a essa constatação: sessões com muitos alunos, pouco aprofundamento dos assuntos a serem discutidos, falta de leitura dos estudantes, inadequação da atividade (tradução de frases latinas) ao gênero chat.
Ao ouvir os relatos dos colegas, comecei a rever meu ponto de vista. Algumas dicas foram relevantes para isso: salas com poucos alunos, reforço na leitura prévia de textos, direcionamento das discussões, sessões ilimitadas durante a disciplina, dentre outros.
Esse recurso pedagógico, entretanto, pode ser aperfeiçoado: registro escrito da fala dos interagentes, menos quedas na conexão, uso de webcams, dentre outros. Acredito, porém, que o mérito maior da atividade de bate-papo seja aproximar mais o tutor dos estudantes, tornando assim o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para ambas as partes.
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