domingo, 11 de dezembro de 2011

A questão da avaliação na EaD

A questão da avaliação do conhecimento do adquirido pelo aluno que é polêmica e este conhecimento muitas vezes está distante de ser refletido na realidade. Assim, o conhecimento construído acaba por não se apresentar de forma funcional fora da universidade.
A figura aponta para ação do professor em medir ou ajustar o conhecimento do aluno, como se isto fosse possível de ser completamente feito em um dado momento. Sabemos que muito do que o aluno absorve ao longo de um processo de ensino-aprendizagem não pode ser aferido por apenas uma nota. Embora na EaD já possamos visualizar algo neste sentido, o que vemos geralmente é que a avaliação não é construída de forma contínua, ao longo do processo de desenvolvimento da aprendizagem. Esta ainda apresenta-se muito mais como somativa e se reflete apenas em números, que têm como objetivo mudar o aluno de nível e não como forma análise do nível de conhecimento necessário ao aluno ao longo de sua trajetória. Assim, avaliar, na modalidade EaD ou no sistema presencial de ensino, deve ser, antes de tudo, buscar observar como o aluno refletiu, durante um tempo, o conhecimento  de forma significativa e funcional.
Não dá para apontarmos uma receita de avaliação pois, como dito antes, este tema é caracteristicamente polêmico e inesgotável. Porém, cabe ao tutor e/ou professor estudar maneiras para que os métodos avaliativos não sejam apenas uma forma de dar nota em uma determinada disciplina, mas que levem tanto o tutor/ professor quanto o aluno a refletirem sobre a efetividade e a significação daquilo que se ensinou e apreendeu. Não há dúvida de que há muito de subjetivo no momento de avaliar e esta ação, tradicionalmente, centra-se na figura do tutor/professor. Porém, acredito que métodos como a auto-avaliação também ajudam neste processo, levando o aluno a se posicionar diante daquilo que aprendeu.
Desta forma, a questão da avaliação na EaD deve ser feita com atividades que sem complementem e que possam avaliar o aluno não apenas através de uma nota, mas através de conceitos e de reflexões de ambos segmentos envolvidos no processo, ou seja, aluno e tutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.