segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ação do Tutor.

 O Trabalho do Tutor

Olá, turma, bom dia a todos.
Segue o trabalho da aula 1, tópico 2. Procurei seguir o que se sugere na  atividade, as perguntas.

O trabalho do tutor se realiza sob alguns passos fundamentais para o êxito, ou o caminho mais próximo deste.
Antes de começar a disciplina, o tutor deve pensar como a administrará ao longo do curso, reservar os melhores horários para a corrigenda dos trabalhos, criar novas formas  de sedução através da disciplina, especialmente se for ministrar a mesma disciplina que antes já fora ministrada. O tutor deve e pode incentivar seus  alunos, porém se ele mesmo não estiver incentivado não haverá uma reciprocidade entre tutor e alunos.
Com isso quero falar de uma plano não apenas de aula, mas de trabalho, de um trabalho prazeroso, o qual o tutor se destina. Cada aluno vem com uma nova expectativa, basta lembrarmos de que também somos ou fomos alunos, e ao final todos esperamos alcançar o melhor resultado: o conhecimento. Então, o planejar é fundamental.
Ao iniciar a disicplina, o tutor pode já enviar mensagens de boas vindas, isso é um ponto que considero chave, pois já se começa o trabalho de tutoria com uma força motriz: a afetividade.
Durante as apresentações e aulas iniciais é interessante convidar, através das mensagens e do proprio fórum, os alunos a aprticiparem do fórum, estar presente na organização das ideias, orientação, discussão e no incetivo deste.
No tocante a algumas outras situações como as de mensagem, por exemplo, é de extrema importância o contato com os alunos, assim eles se sentem mais que orientados,  sentem-se amparados, seguros.  Assim os laços vão se estreitando cada vez mais e o diálogo segue com mais confiança.
Umas das situações mais animadas são as que o tutor utiliza o chat para discussão de um texto. O tutor deve antecipadamente, de acordo com o número de alunos, organizar uma tabela com horários e dias da semana diferentes, e repassar as opções, via mensagem, para seus alunos para que esses escolham o horário mais adequado. Não se deve esquecer de que um chat com mais de  dez alunos pode se tornar um caos, por isso, o interessante seria já determinar um número de alunos por cada sessão.
Organizado os horários, o tutor pode  enviar um roteiro aos seus alunos com algumas reflexões que podem vir a ser discutidas na sessão de chat, isso ajuda aos alunos a não divagarem tanto, e permite uma melhor organização das ideias tanto do tutor quanto do aluno, porém cada discussão é singular, e poderá surgir novos pontos pertinentes na discussão, o que pede uma boa acolhida por parte do tutor.
Em geral os alunos gostam bastante dessas sessões, é o momento em que eles se sentem mais próximos ainda do tutor, e os diálogos se dão de forma mais interativa, sem contar que mesmo acontecendo através de uma máquina, pode-se sentir mais calor humano.
Ao final da disciplina, o tutor já deve ter avaliado seu aluno ao longo do curso, não só no que diz respeito aos portfólios, mas fóruns e chats. Há uma boa sugestão para organização de notas  e trabalhos, a utilização de uma planilha particular, por exemplo,  assim,  mesmo que um aluno entregue um trabalho em atraso e o tutor não tenha como disponibilizar a nota desse aluno no sistema, terá a salvo em seus documentos uma planilha  para as notas de seus alunos. Ao final, para lançar a média  será bem mais fácil e rápido.
Despedir-se de seus alunos ao final de uma disicplina é fundamental, demonstrar o quanto eles foram  importantes para  seu desenvolvimento de tutoria e para você como ser humano é mais que fundamental, é belo. Isso trará sem dúvida  mais confiança dos dois lados, e a sensação de prazer será dividida em conjunto pelo bom trabalho em equipe.
Porque o conhecimento não vem de um único lado, é um ponte, um via de mão dupla, a constução do conhecimento não é singular, é plural. O tutor ao mesmo tempo que é um mediador, também é um receptor, um aprendiz, sempre.

Marcia de Mesquita Araújo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.