É o tutor que tira dúvidas, esclarece questões, indica outras leituras, verifica o desempenho da turma, percebe as dificuldade etc. Sua influência pode causar nos alunos uma simpatia extrema pelo assunto e assim, fazê-los pesquisar mais profundamente o tema; ou fazer o inverso, uma antipatia eterna pela disciplina e assuntos afins. Esses três profissionais trabalham para o bom funcionamento do programa, suas funções são complementares.
Por estas razões, faz-se indispensável para o tutor a elaboração um plano pedagógico, no qual desenvolva sua metodologia de ensino e de trabalho.
Dos deveres do tutor, acredito que o mais significativo deles é o conhecimento completo do conteúdo que ministrará. Sem ter segurança sobre o assunto, ele compromete a qualidade das aulas, o prejuízo é dos alunos. Sabemos da competência dos professores da Universidade Federal do Ceará e esta característica precisa permanecer também na UFC Virtual. Precisamos ter em mente que representamos esta instituição e por isso devemos manter seu padrão, sendo semelhante ao modo presencial.
Outro quesito fundamental é ter compromisso com o programa: acessar frequentemente o ambiente virtual, ter assiduidade no contato com a turma e nas respostas às mensagens.
Também pode estabelecer horários fixos de acesso e divulgá-los para a turma, assim os alunos ficam sabendo em que horários terão suas mensagens respondidas.
O aluno precisa ser incentivado em sua autonomia e o tutor pode fornecer subsídios suficiente para o estímulo à pesquisa: indicação de sites, de obras, autores etc.
O fórum representa uma sala de aula virtual, portanto é necessária a presença dos alunos dentro do limite exigido e, seus comentários pertinentes de acordo com o tema exigido. Deve-se ainda ser cobrada uma escrita formal nestes ambientes, isso requer dos alunos um primor maior em sua escrita. A interação estabelecida no fórum por transcender o ambiente e se prolongar para a relação presencial, resultando assim nos grupos de estudo.
Os portfólios representam atividades avaliativas sobre cada aula específica, trata-se de uma ferramente importante na observação do desempenho dos alunos. Através dele, o tutor pode direcionar textos de apoio, bibliografias extras e, assim, conduzir o aluno em uma linha de raciocínio adequada. É muito importante que o tutor não acumule a correção de vários portfólios: cada um deve ser corrigido brevemente, e o aluno terá um feedback sobre sua linha de raciocínio. Esta prática possibilita que tutor e aluno conduzam com sucesso o percurso até o final da disciplina.
A relação tutor-aluno deve ser de constante troca e cumplicidade, assim as necessidades e dificuldades que forem surgindo vão sendo resolvidas ao longo do módulo.
Trata-se de uma relação de sensibilidade e respeito mútuos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.