quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tópico 05: Análise de portfólio


  
      A situação apresentada é corrente. Sempre temos algum aluno que desaparece dos fóruns, não responde as mensagens enviadas e, depois que dizemos: tal atividade está encerrada, somos procurados com para prorrogação de prazos. Desculpem se pareço 'seca' quanto a esse tema, mas há situações e situações. Sempre que inicio uma disciplina peço aos alunos que se tiverem qualquer problema quando ao cumprimento das atividades, seja de fórum seja de Portfólio, devem entrar em contato com o tutor para juntos verem uma melhor solução. Mas, poucos nos procuram. Quando não ocorre essa procura espontânea, envio mensagens para saber o que está acontecendo e, mesmo assim, em muitos casos não há retorno. Já aconteceram casos em que inúmeras vezes entrei em contato com o aluno e não obtive resposta, entrei em contato com o tutor presencial e ele também não obteve resposta, então o aluno envia todos os trabalhos em atraso sem nenhuma explicação e, quando indagado sobre, sente que o tutor está 'invadindo sua privacidade'. E, como dizia D. jura 'não é brinquedo não'. Também há casos em que somos procurados com antecedência e, podemos analisar com calma a situação do aluno.  
      Quanto à situação em analise, as a ser tomada dependerá da análise do caso e do histórico do aluno. Na situação em analise a aluna diz ter viajado e, em seguida a mãe adoeceu. Duas situações diferentes. Parece-me que somente a segunda, dependendo da gravidade do caso, poderia ser motivo para ‘esquecer’ de entrar em contato com o tutor. Ela ainda diz que sempre entregou suas atividades em dias, o que não pode ser comprovado somente com a participação dela na disciplina em que está com problema.
      Nesse caso verificaria sua situação quanto às faltas, pois no enunciado se falava em pouca participação nos fóruns e entrega de somente um portfólio (sem contar que não faço a mínima idéia de quantos a disciplina requereu). Depois, como o problema é a entrega dos portfólios, explicaria a ‘real’ situação dela naquela disciplina e, pediria que ela entregasse todos os trabalhos pendentes até o dia 27/03, enfatizando que não haveria mais prorrogações.   Também aconselharia que em situações como essa, ela deveria procurar o tutor mais cedo, pois teríamos, em conjunto, encontrado uma melhor solução par ao caso em questão.  
Marilde Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.