No primeiro, aprendi muito sobre buraco negro. É um fenômeno ao mesmo tempo lindo e atemorizante, mas vamos ao fórum. A colocação do aluno A me pareceu baseada em suas leituras sobre o fenômeno, mas algumas colocações ficaram no 'achismos' como 'foi um amigos de alguém..', enquanto o segundo me pareceu ctrl C/ctrl V, mas trazia mais detalhes, contudo, existem reportagens, vídeos, documentários que falam sobre esse assunto e poderiam ter sido sugestões do tutor para acrescentar alguma coisa ao que foi dito pelos alunos, mas não foi realizado. Senti falta do posicionamento do tutor.
Exemplo de um capacitor No segundo fórum, o aluno pareceu conhecer o assunto, se posicionou de forma clara, ainda que incompleta. O tutor ao intervir, colabora para completar a postagens do aluno, que esclarece o que são os tais dos capacitores.
Marilde Alves
Marilde Alves
Olá, Gezenira e demais colegas!
ResponderExcluirTentei postar minhas reflexões sobre o fórum 2 no diário de bordo como uma mensagem idividual, mas como não encontrei a opção de adicionar marcadores (sou completamente tapado no funcionamento do blogger), resolvi "invadir a praia" da Gezenira e postar aqui mesmo, como comentário do dela, para ficar mais contextualizado com o assunto. Mas se houver algum inconveniente ou outras pessoas preferirem, edito e tiro daqui sem o menor problema.
Aliás, acho que se os tópicos fossem assim divididos, ficaria melhor do que com os marcadores, pois precisamos "catar" as postagens que nos interessam tendo que caminhar pelo blog inteiro (pelo menos, na minha ignorância, é assim que faço). Já se houvesse alguns tópicos fixos, das atividades obrigatórias, todos postariam como comentário no mesmo tópico, o que, ao meu ver, orientaria a visualização. A Ana Keyla criaria os tópicos e nós postaríamos neles.
Bem, passada essa sugestão e pedida uma licencinha a Gezenira, penso que inevitalmente cairemos na repetição do que foi dito sobre a temática.
Em relação às observações referentes aos fóruns do tópico 06 da aula 02, como já foi discutido no fórum destinado ao assunto, acrescentaria que o enunciado da proposta dá margem a uma ambiguidade: ele pede para comentarmos os pontos positivos e negativos do fórum. Porém, como observou nossa colega Marilde, corrigindo o equívoco no qual incorri, tratam-se de dois fóruns, não de um apenas (pode-se observar isso somente pela diferença nas datas, pois o enunciado fala no singular, como se se tratasse de apenas um fórum, ou seja, falha na elaboração do conteúdo). Assim, fui levado a rever as considerações que fiz em torno da questão. Havia dito que parecia uma incoerência na mudança de um post a outro, mas como se tratam de fóruns distintos, devo desconsiderar minhas críticas. Assim, não há uma quebra na continuidade da discussão, portanto não se configura uma falha do tutor.
Sobe essa perspectiva, a atuação do tutor e dos alunos, sua interação foi bem conduzida, observando apenas, como nos disse nosso colega Fábio, que esse excerto é bastante pequeno para fazermos uma avaliação segura sobre o desenvolvimento DOS FÓRUNS.
Pressupondo que a coerência não tenha sido quebrada, os fóruns parecem caminhar no sentido de favorecer a troca de ideias entre os participantes, pois apesar de as informações postadas pelos alunos terem sido de ordem teórica com pressupostos rígidos (principalmente no segundo fórum), podemos vislumbrar certa espontaneidade (primeiro fórum) na interação entre os membros envolvidos na discussão.
Bem, como acréscimo relevante ao que foi conversado no nosso fórum, creio que essa seria a principal intervenção a ser feita por mim. Obrigado a Marilde por chamar minha atenção para a impressão equivocada.
Abraços a tod@s!
Fúlvio