quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ações importantes no trabalho de tutoria

O trabalho de tutoria, embora seja feito na maior parte do tempo fisicamente à distância, requer toda uma organização de tarefas que ajudarão no desenvolvimento da disciplina e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. De forma bem prática, cito abaixo algumas estratégias que o tutor deve lançar mão para um bom desenvolvimento do seu trabalho, que são:
* Leitura e pesquisa do conteúdo que será trabalhado na disciplina em que ele irá atuar;
* Organização das aulas presenciais, desde à reserva de materiais, até a forma como abordará o conteúdo;
* Organização do trabalho de acompanhamento das atividades junto aos alunos, tais como o agendamento de atividades síncronas, como os chats ou vídeo-conferências;
* Acompanhamento e comentários frequentes das atividades dos alunos, tais como os fóruns e os portfólios;
* Agilidade nas respostas de mensagens, que os alunos enviem com dúvidas;
* Contato com o professor conteudista, a respeito de fatos eventuais que possam ocorrer na turma em que está atuando;
* Procurar, através de mensagens, e-mails ou recados, alguns alunos costumam "desaparecer" da plataforma de estudo;
* Entrega em tempo hábil dos resultados das atividades etc.

Um comentário:

  1. Comentário sobre o texto “Ações importantes no trabalho de tutoria”
    Olá, colegas!
    Agora comento com alegria o texto que me foi destinado. Penso ser bastante importante ressaltar a importância do trabalho do tutor, o que Gezenira afirma quando diz que a organização do mesmo ajudará na aprendizagem do aluno. Em seguida ela elenca uma série de atividades e de posturas básicas que o tutor deve ter para que seu trabalho e o dos alunos se desenvolvam de maneira adequada. São indicações fundamentais para uma boa tutoria em EaD e que pressupõem capacitação e comprometimento por parte do professor que pretende atuar na modalidade de ensino a distância.
    Um ponto em particular me chamou atenção e gostaria de comentar um pouco: “Contato com o professor conteudista, a respeito de fatos eventuais que possam ocorrer na turma em que está atuando”. Aqui entra um dos entraves que circundam as discussões entre tutores, a saber, o grau de “intervenção” que eles podem ter em relação ao conteúdo das disciplinas. Explico: é que como os tutores já recebem a disciplina “pronta” e a orientação de seguir o programa dela, fica um pouco engessado o seu trabalho, desconsiderando, em parte, as idiossincrasias das turmas. Por exemplo, se um tutor julgar determinado texto difícil ou inadequado para certa turma, ele não poderá fazer muita coisa, a não ser que consulte o professor conteudista e este concorde com suas ponderações, ou seja, no caso de um impasse, o tutor deve acatar a decisão do conteudista.
    Essa situação, apesar de poder se tornar algo constrangedor, tem que preservar a hierarquia do programa e respeitar as relações de poder já estabelecidas. Porém, deve manter também a abertura ao diálogo, fazendo a voz do tutor sair da clandestinidade, pois o que ouço com certa frequência é o comentário que diz que às vezes há discrepâncias entre conteúdo e turma e que essa distância não é bem resolvida nem mesmo discutida com os tutores.
    Abraço a tod@s!

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