quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Da tutoria

Olá a tod@s os colegas de curso de formação continuada!

Venho aqui tecer comentários que pouco acrescentarão ao que vocês já disseram.

O planejamento da ação didática dos tutores consiste na elaboração de planos preparatórios para o bom funcionamento da disciplina. Apesar de desenvolverem "o mesmo trabalho", cada tutor pode projetar de forma distinta o seu método, sem que isto comprometa a excelência da atividade. O ofício do tutor não se restringe apenas ao auxílio, tem grande responsabilidade para o desempenho dos alunos.

Para que uma atividade tutorial tenha êxito, podemos citar requisitos como:

- O tutor ter conhecimento de todo o conteúdo, ter contato com a disciplina, ler os textos integrais que se encontram no ambiente, em suma, ter o domínio daquela disciplina para que ofereça total segurança aos alunos. Um tutor que não possui esse domínio torna-se inseguro e isso afeta o aprendizado.

- Ter um horário fixo de presença no ambiente. Esta assiduidade é importante para os alunos se programarem, sobre quando terão suas perguntas lidas e respondidas.

- Disponibilizar textos complementares para auxiliar no conteúdo da disciplina. Pode-se mesmo enviar outros textos, com temas diferentes do da disciplina: textos de motivação, crônicas cotidianas etc, e pedir para que os alunos também tragam, dividindo com os colegas suas preferências por leituras ou temáticas. Isso fortalece o elo entre os participantes.

- Utilizar o fórum como termômetro do aproveitamento dos alunos, observando suas dúvidas e seus pontos de dificuldade.

- Dar o retorno constante sobre os comentários no fórum: indicando os pontos a aprimorar, ressaltando os acertos.

- Pedir constantemente a opinião dos alunos acerca dos textos, das atividades, do andamento das aulas.

- Incentivar constantemente o senso crítico do estudante, fazendo-o perceber-se como um pesquisador.

São algumas orientações que penso que todo tutor deveria seguir. São, ainda, apenas algumas considerações que creio relevantes, mas não tenho intenção de esgotar as possibilidades de atuação.

Um abraço a tod@s!

Um comentário:

  1. Olá Fulvio,

    Sobre sua postagem considero muito relevante os aspectos que citou para o bom funcionamento da disciplina, são realmente requisitos imprescindíveis para que a aprendizagem do aluno possa ser eficiente, tendo em vista que cada um dos requisitos que você citou fazem parte da constução de novos saberes de nosos alunos, bem como da percepção de que eles estão sendo assistidos por docentes que não atuam simplismente como mediadores, e sim, como propagadores de novas possibilidades na construção de seus novos saberes.

    Como já citei, gostei bastante dos requisitos que ciotu, mas ressalto dois que me chamaram mais atenção:

    - Utilizar o fórum como termômetro do aproveitamento dos alunos, observando suas dúvidas e seus pontos de dificuldade.

    - Dar o retorno constante sobre os comentários no fórum: indicando os pontos a aprimorar, ressaltando os acertos.

    Creio que como participantes na aprendizagem dos discentes, é necessário que observemos constantemente o desenvolvimento dos mesmos, bem como apresentemos um feedback contínuo sempre que necessário.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.