sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Tutor em EaD: escolha político-pedagógica

Quanto ao meu entendimento das potencialidades da EaD, acredito firmemente em seu papel estratégico na construção de um Brasil mais desenvolvido e justo. Ao observar a experiência de outras nações (e.g. Open University, Grã-Bretanha; UNED, Espanha), percebem-se as possibilidades transformadoras dessa modalidade educacional. Em um país continental como o Brasil, a EaD pode proporcionar educação pública, gratuita e de qualidade a cidadãos que, habitualmente, não teriam acesso a um curso superior, seja por morarem em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, seja por não possuírem condições financeiras para pagar um curso superior.

Nesse contexto, a parceria entre o programa Universidade Aberta do Brasil e a Universidade Federal do Ceará desempenha papel central na disseminação e na democratização do ensino superior em todo o estado do Ceará. Para que isso ocorra de fato, a estrutura montada por essa parceria necessita funcionar harmoniosamente. Ou seja, todos os participantes envolvidos nas atividades da UAB/UFC precisam ter plena consciência do relevante papel que cada um desempenha – seja discente, seja docente, seja técnico-administrativo – na consecução dessas metas.

Para mim, participar desse projeto como professor tutor é extremamente gratificante: enriquece minha experiência profissional; possibilita-me exercer papel político ativo na transformação da realidade brasileira; amplia, desenvolve e humaniza minha visão de mundo.

É por isso que exercer a função de tutor a distância no estado do Ceará – unidade da federação historicamente marcada pela injusta divisão de renda entre a sua população – investe-se também de uma postura político-pedagógica que: a) vai de encontro à ignorância e insensibilidade dos grupos sociais mais conservadores, historicamente contrários a mudanças estruturais e b) fomenta a formação de cidadãos competentes, lúcidos, sensíveis e críticos, que ajudarão na construção de uma nova sociedade, mais digna e equânime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.