terça-feira, 29 de novembro de 2011

O ofício do tutor a distância e a ferramenta chat.


Sou tutora da UFC Virtual desde o segundo semestre de 2008 e quase todas as disciplinas ministradas tiveram chats. Os primeiros me deram um trabalhão, sem contar o frio na barriga, claro, por ser algo novo para mim. Agora, com o passar do tempo, as coisas estão ficando mais calmas, mas confesso que sempre fico um pouco inquieta quando tenho essa modalidade de aula. Talvez isso ocorra por ser algo simultânea (simulando uma aula presencial) com possíveis questionamentos inesperados e com um tempo limitado, já que a duração de um chat geralmente é de uma hora. Uma coisa é certa em relação ao chat: tento sempre ter segurança em relação ao assunto que será debatido e tento organizar as coisas para que se alcance o objetivo da aula.
Em relação ao planejamento, costumo, geralmente, no 1ª encontro presencial, marcar o chat e dividir a turma. Quando se aproxima o dia do chat, envio mensagem lembrando o nosso encontro ( dia, horário e tema) e destaco que será uma conversar entre amigos, mas se faz necessário pontuar o assunto e estabelecer certas regras, então, envio algo parecido com o que a Ana Keila nos enviou para o chat de nossa 3ª aula. Acrescento que peço muito a Deus para que a internet não caia e tudo corra da melhor maneira possível. Vale destacar que uma das dificuldades que presencio no uso do chat diz respeito à transmissão, à questão técnica, pois existem localidades em que os alunos acessam, aparece a foto, mas o mesmo não se encontra na sala, às vezes, fica lá por muito tempo, gostaria muito de saber por que isso ocorre. Por isso, quando inicio um chat, tenho hábito de perguntar quem realmente estar na sala para me certificar de quem realmente está participando da aula.
Quanto à frequência, sempre falta alguém, às vezes, muitos alguéns, pois já tive turma com 25 a 30 alunos e somente uns 10, 15 ou 08 marcaram presença no chat. Por esse motivo, por mais numerosa que seja a turma, só divido em dois horários.
Sobre gosta ou não do chet, a maioria de meus alunos não gosta dessa aula, acredito por ter um tempo estabelecido que nunca entra em harmonia com os deles, pois são, em sua maioria, professores com horários lotados. Outro motivo para rejeição, a meu ver, pode estar ligado ao fato de os alunos não poderem usar o ctrl C e ctrl V, pois o tempo a dinâmica da aula inviabilizam tal ação, não é verdade, rs, rs, rs!!

Abçs,

Terezinha Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.