domingo, 27 de novembro de 2011

O antagonismo pedagógico de Paulo Freire e a pedagogia da curiosidade.

Fraga (2009), quanto ao video-entrevista de Freire e Papert,  tece a seguinte consideração sobre a entrevista de Freire:

Nos vídeos é perceptível que os dois dizem razoavelmente a mesma coisa: contra a pedagogia do "depósito do conhecimento" na cabeça dos alunos, favoráveis à pedagogia da curiosidade, do despertar a vontade de entender, saber e fazer. Uma oposição que talvez haja entre ambos, mas que não foi tão bem tratada no vídeo, seria quanto ao papel do professor X papel do computador, mas não tenho tanta certeza assim disso. Sem dúvida para Freire o papel do diálogo e do contato humano é essencial, não sei quanto a Papert.

Concordamos em parte com a blogueira, pois o vídeo, que parece não estar em sua integra, deixa essas lacunas. Porém, observamos dois pontos interessantes e interdependente na nossa visão. O primeiro, denominado de antagonismo pedagógico por Freire, define a sua prática em relação a educação vigente à epoca da entrevista. A partir desse conceito ressalta a deficiencia da educação bancaria e a necessiade de novos métodos, o que nos leva ao segundo conceito: pedagogia da curiosidade, que segundo freire consiste em uma pedagogia da pergunta e não da resposta,  que instigue o aluno a pensar, a questionar, a ser curioso.

Sobre esse ponto, Rubens Alves no video o papel do professor (http://www.youtube.com/watch?v=_OsYdePR1IU) também reforça essa necessidade de despertar na criança a cruriosidade, delcarando que o professor não desse ensinar nada, pois tudo, na era de internet, está a mão do aluno, então o porfessor deve ser professor de espanto, ou seja, ensinar a criança a ser curiosa. Em outro video, disserta sobre a ‘escola ideal’, reforçando a ideia de Freire, ao afirmar que a escola deve se perguntar: isso que vou ensinar serve para quê?

Ambos enfatizam a necessiades da pergunta, que refelte no aluno a curiosidade, base de qualquer apendizado e, de um pensamento critico

Marilde Alves

Referencias

ALVES, Rubens. “ O papel do Porfessor” in: Revista digital. Disponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=_OsYdePR1IU

_____________. “A escola ideal”. In: Revista digital. Disponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=IEX9bOeTMZg&feature=related


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.