
Em 2008, estava fazendo o meu primeiro ano de mestrado e ouvi comentários sobre a UFC Virtual. Entrei em contato com o Professor Cid Ottoni, coordenador das disciplinas de Literatura brasileira, e comentei o meu interesse em saber como funcionava essa nova modalidade de ensino em nosso Estado. Em seguida, ele me indicou para o curo de Formação de Tutores da EAD, ofertado pela UFC Virtual no segundo semestre desse ano.
Antes de terminar o curso, o Professor Cid me convidou para fazer parte da equipe que iria mediar o conhecimento do conteúda da disciplina Teoria da Literatura I. Quando fiquei sabendo que a turma era a do polo de Barbalha, busquei informações sobre o polo, sobre a turma, hospedagem, prestação de contas, correção de provas etc. Era minha primeira viagem de trabalho e me senti, apesar da idade, como uma adolescente, emoção “a mil por hora”, Organizei a vida domestica e me preparei para responder as possíveis perguntas sobre o conteúdo da disciplina, detalhe: metade da mala era de livros, rs, rs, rs, rs, rs!!
No polo, como a Suele, fui bem recebida pela tutora presencial e pelos alunos. Ressalto que, dias antes do 1º encontro presencial, entrei em contanto com o polo para saber quem era a tutora de minha disciplina, coisa que faço até hoje. A turma estava, como eu, dando os primeiros passos nesse novo paradigma da educação em nosso Estado. Esse foi um dos motivos que nos aproximou e também facilitou a mediação e assimilação entre nós de mais um conhecimento.
Como destacado em outra postagem deste blog, a experiência que estou adquirindo nessa prática de docência, além de ampliar meu conhecimento de mundo, vem enriquecendo e fundamentando a minha profissão de mediar o conhecimento. Fazer parte desse novo paradigma da educação no Ceará tem sido motivo de grande alegria. A meu ver, a EAD é uma grande oportunidade de se levar conhecimento e crescimento pessoal e intelectual para comunidades mais distantes, nas quais as chances de se fazer um Curso de Graduação são ínfimas, além de ser uma oportunidade de qualificar melhor os professores das escolas primárias e de ensino médio do interior de nosso Estado.
Nas aulas já ministradas, pude perceber que os alunos iniciam de um jeito, com dado conceito e, ao término, estão acrescidos de informações, de dúvidas e de questionamentos. Acho isso maravilhoso, pois saíram do conformismo, da mesmice. Embora deva confessar que é impossível fazer com que eles apreendam todo o conteúdo da disciplina em tão curto tempo, mas se percebe que alguma coisa foi assimilada, algo foi fixado. Um dado importante é que, através da Graduação Semipresencial, haverá maiores chances de uma qualidade na educação básica e, com isso, uma ampliação do conhecimento de mundo da população desses municípios.
Por se tratar de um método de ensino que se encontra nos primórdios, de algo novo entre nós, confesso que há obstáculos, existem ajustes a serem feitos, contudo, há muitos aspectos positivos que nos fazem crer que o Instituto UFC Virtual veio pra ficar e revolucionar a educação do interior cearense.
Abçs,
Terezinha Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.