Posso hoje falar muito bem deste cotidiano, já que estou com várias disciplinas e viajando para polos bem diferentes. Costumo afirmar que o tutor é a "infantaria" da EaD, é o que faz o papel de linha de frente nas atividades, porque é o que convive e acompanha os alunos pessoal ou virtualmente, e é quem faz a EaD acontecer de forma mais presencial.
O cotidiano do tutor deve ser a busca pelo desenvolvimento correto e efetivo de suas atividades mesmo que isto, muitas vezes não dependa apenas dele. Ou seja, surgem, algumas vezes, empecilhos que não dependem diretamente da ação do tutor, tais como: diárias atrasadas, falta de auxílio do professor conteudista, alunos sem comprometimento etc.
Entretanto, na busca por driblar inúmeros problemas o tutor deve ter em seu cotidiano ações claras que busquem favorecer o processo ensino-aprendizagem, tais como: acompanhamento diário dos fóruns, resposta constante às mensagens do alunos, correção breve de atividades de portfólio, agendamento e organização de chats, leitura e preparação de aulas etc. Ações como estas cobram do tutor tempo e dedicação ao longo de seu dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.