Olá Terezinha, confesso que comentar seu texto não é tarefa fácil, pois já li e reli e, sinceramente, não vejo em que possa ‘contribuir para a qualidade de seu trabalho ou gerar reflexão’, mas tentarei organizar alguns ‘sentimentos’ que seu ‘simples testemunho’ despertou em mim, quem sabe a chave para uma reflexão não esteja nessa tentativa?
No seu primeiro parágrafo existe uma ‘modéstia’ ou um colocar-se ‘em pé de igualdade’ no que diz respeito ao trabalho de tutor, que se reflete na própria ação. O que quero dizer? É simples! Você ao mesmo tempo se coloca como um ser em constante aprendizado, mas aprendizado em interação. E, talvez concorde comigo, é essa postura que devemos ter diante nosso aluno: eu e você aprendendo em interação.
No segundo parágrafo, embora não tenha sido explícita, ficou subentendido que devemos fazer a reserva do material a ser utilizado no dia do encontro presencial, pois alguns pólos não dispõem de material (datashow, por exemplo) para varias turmas ao mesmo tempo. E algumas vezes, o material disponibilizado ‘falha’ e devemos usar de toda a criatividade para reestruturar nosso plano de aula.
No terceiro parágrafo achei interessante você informar, via mensagem, sobre as ações que deverão ser realizadas no encontro presencial. Acredito que isso desperte tanto o interesse quanto a curiosidade da turma. Procuro também enviar mensagens de boas vindas, mas, confesso, elas são menos detalhadas, como a transcrita abaixo:
Boa Noite (Bom dia!)!
Bem vindos a Estrutura, Política e Gestão Educacional (EPGE)!
Sou Marilde Alves, Professora -Tutora dessa disciplina. Nossa primeira aula já está disponível, enquanto as atividades referentes a ela abrirão somente a partir de segunda-feira, dia 03/10. Por isso, aproveitem para começar a ler, com calma e atenção, o conteúdo dessa aula, que está dividido em seis tópicos. Não esqueçam as seções: leitura complementar, parada obrigatória, olhando de perto e os vídeos de multimídia, que procuram aprofundar as questões apresentadas na ‘aula_01’. Parece muita coisa? Fiquem tranquilos, pois, ao todo teremos três aulas, nas quais o fluxo de leitura será decrescente.
ATENÇÃO! Na ferramenta ‘portfólio do professor’ foram disponibilizados três arquivos, cuja leitura é imprescindível: ‘Avaliação_EPGE_LLPT_2011’, ‘Avaliação_OC_01_09’ e ‘Agenda_EPGE_LLPT_2011’. Acessem e leiam. E, se ainda restarem dúvidas, entrem em contato comigo pela ferramenta do SOLAR: mensagem.
Abraço a todos!
No quarto parágrafo você diz que tenta conhecer um pouco do viver de cada aluno e, acredito que além de ‘estreitar os laços’, essa atitude permite conhecer um pouco melhor a realidade da turma, suas dificuldades, seu tempo, ou melhor, a sua disponibilidade de tempo. Isso já é trabalhar interação, idéia reforçada pela citação, que por sinal foi uma excelente escolha.
No quinto Parágrafo surge a idéia do feed-back. Essa é uma das ações de maior alcance dentro da EaD, pois diminui a distância física entre nós tutores e a turma. Assim como você procuro manter-me o mais presente possível no ambiente Solar, nos fóruns, nas mensagens e nas correções das atividades de portfólio.
Você encerra seu texto com Freire: ‘O caminho é construído pela caminhada’. Concordo plenamente!E compreendo que as ações da tutoria não são o caminho, mas a caminhada. Nossa caminhada rumo ao futuro em EaD.
Abraço, Terezinha! Espero ter contribuído de alguma forma!
Marilde Alves