terça-feira, 27 de setembro de 2011

EAD: paixão que se tornou amor!

Olá Keyla e colegas!

Chamo-me Lúcia Aguiar, sou graduada em Letras, pela UFC e Tecnologia em Hotelaria, pelo IFET e estou cursando Especialização em EAD, pelo SENAC. Atualmente sou Orientadora de Estágio do Curso Técnico de Guia de Turismo e Professora de Português da Rede Estadual.

Meu ingresso na EAD, especificamente na atuação como tutora, aconteceu em 2009, quando fui convidada pelo Profº Aires para minha primeira disciplina (Informática Educativa), no Pólo de Camocim. A experiência foi insequecível, pois era o período de inverno e muitos rios transbosdavam, impossibilitando a passagem dos alunos que residiam nos distritos para a cidade de Camocim. Daí, os mesmo só poderiam ter acesso à cidade se atravessassem os rios nadando, e era o que faziam e quando chegavam ao Pólo trocavam de roupa. Era quase inacreditável a força de vontade que aqueles alunos possuiam, muitos moravam bem distante e enfrentavam outras condições adversas para chegarem às aulas a tempo, mas ainda assim se esforçavam e chegavam. E durante a disciplina minha turma teve um ótimo desempenho e se fiz presente em peso no dia da avaliação. Então, essa vivência fez com que me apaixonasse pela EAD, uma paixão que se transformou em amor, pois não quero mais deixar de atuar nessa modalidade.
E a cada turma que inicio, sinto uma enorme satisfação: em poder contribuir para a formação deles, em mostar-lhes que frente ao preconceito ainda tão vivenciado em nossa sociedade no que se refere a tal modalidade, há os que acreditam e defendem sua continuidade e sucesso, bem como pela construção de saberes adquiridos em cada conteúdo, em cada debate e em cada trabalho realizado pelos alunos.

Ingressei na Especialização em EAD com o intuito de me aprofundar na área e percebo que esse aprofundamento não cessará, tendo em vista que, como docente, estou inserida em um processo contínuo de aprendizagem, onde o aprender e o apreender fazer parte da relação permanente entre a teoria e a prática.

Desejo participar em nosso Curso de uma troca de vivências e saberes que certamente serão benéficos para minha atuação enquanto tutora, mediadora e instigadora da aprendizagem de meus alunos.

Forte abraço a todos!

5 comentários:

  1. Lucia, fico tão feliz em ler um depoimento como seu.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Lúcia:

    Reforço o que disse nossa colega Marilde: o exemplo de superação e amor à educação de seus alunos e o seu são inspiradores.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lúcia e demais colegas!

    Seu relato sobre as dificuldades dos alunos é comovente e fiquei responsável por comentar sua postagem. Sei bem o que é isso por conta de minha primeira experiência com o ensino a distância, em 2008, com o programa AlfaSol, alfabetização solidária de jovens e adultos. No município de Aiuaba me deparei com alunos que enfrentavam problemas similares e de lá até hoje alguns problemas persistem, mas podem ser resolvidos.
    Pelo esforço de alunos como esses é que os tutores devem se inspirar. Seria até desonesto se os tutores não se esforçassem tanto quanto seus alunos. Por isso é tão importante o planejamento de nossa atuação, mesmo com o acúmulo de atividades. É essa a lógica da contemporaneidade: várias atividades simultâneas que serão organizadas por uma hierarquia de importância, de prioridade. Assim, quando temos alunos que se dispõem a enfrentar grandes dificuldades como as citadas por você, eles se tornam prioridade nessa organização de afazeres, ainda mais quando vemos o resultado se desenvolvendo de acordo com o empenho de todos os envolvidos.
    Parabenizo sua relação afetiva com o método a distância, o que deve tornar menos penoso algum empecilho em relação ao possível acúmulo de atividades. Arrisco-me a dizer que, mais do que o amor pela EaD, seu amor é pela educação como um todo, já que depoimentos como o seu reforçam a sensibilidade que deve remanescer nos corações de quem se dedica à educação.

    Abraço a você a aos demais!

    ResponderExcluir
  4. Olá, mais uma vez! Peço desculpas pelo equívoco que cometi. Deveria ter comentado, como atividade de portfólio, não a postagem da Lúcia, mas da Gezenira. De qualquer forma, resolvi deixá-lo para louvar o relato de nossa colega Lúcia. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo comentário Fúlvio, realmente considero que é mais uma relação mesmo de amor com a educação, mesmo que já tenha, nesses 3 anos como docente, sofrido tantas decepções. Antes de ingressar na rede, via a educação de outra forma, não imaginava que houvesse tanta "enganação" em relação aos números, mas hoje já deu pra vivenciar um pouco dessa lamentável realidade. Contudo, acredito e continuo na empreitada da melhoria no ensino e creio que seja por isso que me envolvi tanto com a EAD, pela superação que nossos alunos precisam enfrentar para serem vencedores na educação. Abraços!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.