segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Compartilhando ideias

Eu sou Fábio Fernandes Torres, tenho formação em Letras Português e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e atualmente sou aluno do Doutorado em Linguística pela mesma Universidade, sob orientação da professora doutora Márluce Coan.

Atuo na modalidade de educação a distância promovida pelo Instituto UFC Vitual desde 2008, quando fui convidado para atuar como tutor na disciplina Sociolinguística. Antes disso, ministrei a aula de revisão em uma determinada disciplina, porque o tutor não pode comparecer ao segundo encontro presencial. A partir daí, fui convidado para ser tutor em diversas disciplinas do curso de Letras Português, cumprindo uma carga horária de seis disciplinas por ano, em média.

A tutoria nos cursos semipresenciais se apresentou para mim como uma oportunidade de trabalhar no ensino superior e conhecer as bases da educação a distância promovida pela universidade em que me formei. Além dessa expectativa, alimentei outras a que procurei cumprir a contento: conhecer cada cidade do Ceará em que havia pólos da EaD. A primeira cidade, por exemplo, foi Ubajara e sempre que possível, tentava ser lotado em uma cidade diferente, o que me permitiu conhecer a estrutura de quase todos os pólos e planejar adequadamente as atividades que teria de desenvolver, baseados nas situações anteriormente vividas. Portanto, considero os pontos a seguir importantes para que as atividades não sejam prejudicadas:

  1. 1) Antes de iniciar a disciplina, é importante entrar em contato com o tutor presencial, informar-se sobre as condições dos pólos, anotar endereços, telefones, e-mails, pedir sugestões de hospedagem, alimentação e deslocamento;
  2. 2) Logo que a disciplina fique disponível no solar, é necessário mandar uma mensagem de boas vindas, enfatizar a data do primeiro encontro presencial e informar se alguma atividade iniciar-se antes do primeiro contato: o primeiro fórum por exemplo;
  3. 3) No primeiro encontro presencial, é essencial explicar quais atividades serão desenvolvidas, o prazo disponível para cada uma delas e as conseqüências de se perder uma ou outra atividade;
  4. 4) Durante a disciplina, é importante enfatizar os prazos, convidá-los a participar dos fóruns ou informá-los que o tutor fez novos comentários, questionamentos, etc via mensagens, isso ajuda evitar o atraso na entrega das atividades pelos alunos desligados;
  5. 5) No caso das disciplinas em que há atividade de chat, é mais viável combinar os dias e horários em se vai realizar essa atividade no primeiro encontro presencial, e dividir a turma, caso seja numerosa, para o trabalho seja cumprido a contento;
  6. 6) Concluída a disciplina, é importante informar as notas de cada atividade bem como os resultados finais.

Evidentemente que essas estratégias não contêm uma fórmula para o sucesso da disciplina, visto que o tutor dever se familiarizar com os conteúdos programáticos e os assuntos abordados. Embora a ideia subjacente de que na educação a distância o conhecimento é construído por tutor e alunos, juntos, o tutor-professor só pode assumir o papel de facilitador (palavra que se tornou comum na pedagogia moderna) se ele detiver o conhecimento daquilo que quer partilhar e isso não é desculpa para despreparo sob a égide de um tutor-aprendiz. Convém que o tutor não se confie no improviso ou na ideia de que a modalidade de educação a distância requer apenas “jogo de cintura” e habilidade para lidar com os improvisos. É uma modalidade de educação que deve se pautar pelo princípio da comparabilidade com os cursos presenciais, se alcançarmos isso, talvez o adjetivo semipresencial não cause estranheza a ninguém e falemos apenas de educação.

3 comentários:

  1. Olá fabio,

    gostei de seu texto, quando organiza em seis passos as açoes tutorias, mas o que mai sme chamou atenção foi fua fala 'É uma modalidade de educação que deve se pautar pelo princípio da comparabilidade com os cursos presenciais, se alcançarmos isso, talvez o adjetivo semipresencial não cause estranheza a ninguém e falemos apenas de educação'. Concordo plenamente com o que disse.

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  2. Prezado Fábio:

    Seu texto está muito bem fundamentado. Concordo plenamente com ele.

    Destaco a necessidade de atualização constante dos tutores para que esse grau de qualidade profissional mantenha-se elevado.

    Para isso, sugiro que o Instituto UFC Virtual oferte, cada vez mais, cursos de educação continuada, como é o nosso.

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  3. Olá Fábio Torres,
    Achei seu comentário bastante pertinente, como você, acredito que não existem fórmulas prontas e acabadas, pois o tutor deve, além de orientar-se pelos passos citados por você, se adequar à realidade de cada turma e disciplina.

    Abraço,
    Suele

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