quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ações do tutor

Tutor a distância

Prezados amigos:

O acompanhamento do estudante na EaD envolve diversos profissionais. Dentre eles, temos: o especialista responsável pela disciplina, o supervisor de tutores e os tutores. Neste texto, vamos nos ater a estes últimos.

O papel desempenhado pelos tutores é central na EaD. É principalmente com esses profissionais que o aluno interage continuamente. De forma personalizada, o tutor procura aclarar as dúvidas e angústias dos estudantes.

Segundo o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Letras Semipresencial da UFC, cabe ao tutor:

. atuar como mediador;

. conhecer seus alunos em outras dimensões além da acadêmica (pessoal, social, familiar, escolar etc);

. oferecer possibilidades de diálogo, saber ouvir, ser empático e manter uma atitude de cooperação;

. demonstrar competência individual e de equipe para analisar realidades, formular planos de ação coerentes com os resultados de análises e de avaliação;

. identificar suas capacidades e limitações para atuar de forma realista;

. manter uma atitude reflexiva e crítica sobre teoria e prática educativa;

. utilizar com habilidade e competência estratégias pedagógicas e técnicas diversificadas visando melhorar a aprendizagem;

. preparar os tutores presenciais para exercerem suas atividades junto aos alunos;

. assessorar os tutores presenciais no que diz respeito ao estudo e discussão dos conteúdos abordados nos materiais didáticos do Curso;

. reforçar os materiais de estudo, interpretando-os, questionando-os e suprindo suas deficiências, sugerindo complementação de lacunas nos conteúdos e a ampliação destes;

. discutir com os tutores locais os objetivos do Curso e dos módulos ou disciplinas, os conteúdos, as metodologias de estudo dos módulos e a regulação da seqüência, ritmo e intensidade de aprendizagem;

. participar da avaliação curricular permanente do curso;

. propor, em consonância com o professor especialista, as atividades de avaliação da aprendizagem, bem como os critérios de correção;

. coordenar a aplicação das avaliações presenciais;

. corrigir as avaliações presenciais;

. participar da preparação e veiculação dos fóruns e das videoconferências.

Como podemos ver, as responsabilidades do tutor são muitas e relevantes. Seu ofício deve ser norteado pela busca colaborativa, lúdica e crítica de um conhecimento vivo, relacionado à satisfação de aspirações pessoais, mas também intimamente ligado ao estabelecimento de uma realidade social mais justa e humana.

Um comentário:

  1. Fabio, gostei muito do seu texto e, relacionado-o com o da Terezinha, podemos indagar. Conta tantas responsabilidades porque persiste um 'tratamento diferenciado'? (ver post da Terezinha)

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